Este projeto tem como objetivo capacitar futuros empreendedores através do desenvolvimento de um programa denominado “NextGen Entrepreneurs”. O programa é desenvolvido por quatro instituições de ensino superior: Academia WSB (Polónia), Universidade de Aydin, Istambul (Turquia), Universidade Romeno-Americana (Roménia), e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto. A Businet (Bélgica) participou nesta reunião como especialista externo, com expertise na área de apoio à disseminação de projetos internacionais.
Este programa promove o poder da aprendizagem baseada em desafios com o objetivo de criar uma mentalidade empreendedora entre os estudantes envolvidos, através de desafios empresariais reais, workshops e contacto com especialistas da indústria. Com o programa os participantes podem adquirir competências, conhecimentos e confiança necessários para a transformação de ideias em negócios de sucesso.
Durante o primeiro dia do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a ESTG, assistir a uma palestra com Mário Cruz e Ricardo Queirós do Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico do Porto, onde foi abordada a integração de ferramentas digitais e experiências na aprendizagem baseada em desafios para a capacitar os empresários da futura geração. Puderam ainda assistir a uma apresentação da Universidade de Aydin.
Ao longo do segundo dia, foram apresentadas várias metodologias de ensino, usadas em diversas unidades curriculares do departamento de Ciências Empresariais da ESTG, onde contámos com a presença dos docentes Adriano Andreghetto, Amélia Carvalho, Fernanda Leão, Olga Pereira, Telma Mendes e Tiago Cunha. As metodologias foram apresentadas e a discussão centrou-se na potencialidade de utilização destas metodologias no referido projeto.
Nos últimos dias, os participantes deram feedback sobre as metodologias apresentadas anteriormente, e debateram estratégias práticas de aprendizagem baseadas em desafios reais. A equipa do projeto teve, ainda oportunidade de visitar uma empresa de calçado da região – a NOBRAND, e a fábrica de Pão de Ló de Margaride.
A ESTG agradece a todos os participantes a visita e espera voltar a recebê-los.