Entrada > Notícias > Municípios apoiam estudantes do Ensino Superior
Publicado em: 23 Janeiro 2024

Municípios apoiam estudantes do Ensino Superior

Em Portugal existem muitos Municípios onde parte do orçamento anual se destina a apoiar os estudantes que frequentem o Ensino Superior e o número de apoios é cada vez maior!

Deixamos neste artigo um conjunto de ligações para as páginas dos Municípios onde os nossos estudantes podem encontrar informação detalhada sobre os apoios disponíveis, datas para a candidatura, requisitos de aceitação e outros.

A lista apresentada contém apenas alguns dos Municípios que atribuem bolsas de estudo/apoios no Ensino Superior. Se o teu Município não consta desta lista poderás procurar informação na Internet ou contactar diretamente os serviços de educação para saberes o que está previsto. Alguns destes Municípios têm neste momento prazos a decorrer para a apresentação de candidaturas, outros já não aceitam candidaturas para o presente ano letivo, mas podes ficar atento/a pois abrirão certamente novos períodos para o próximo ano.

Eis alguns dos Municípios com apoios disponíveis para estudantes do Ensino Superior: Alijó; Barcelos; Celorico de Basto; Cinfães; Esposende; Felgueiras; Guimarães; Lamego; Lousada; Paredes; Penafiel; Vale de Cambra; Valongo;

O Município de Felgueiras tem, até 31 de janeiro, candidaturas abertas para todos/as os/as estudantes residentes em Felgueiras há mais de dois anos. O valor disponível para as bolsas é de 60 mil euros, tendo sido aumentado o limite da bolsa DGES para 1.400 euros atendendo também à eventual necessidade de atribuir apoios de caráter extraordinário, devido à perda de rendimentos, que muitas famílias tiveram devido à inflação e subida das taxas de juro. As candidaturas devem ser efetuadas na plataforma SIGA depois de ler as Perguntas Frequentes. Lembramos o prémio de mérito atribuído pelo Município de Felgueiras aos estudantes da ESTG, estando estes estudantes excluídos da presente candidatura.

Criado em 2015, o protocolo entre a nossa Escola e o Município permitiu já a entrega de dezenas de prémios de mérito aos novos estudantes residentes no concelho de Felgueiras e matriculados nos cursos de Licenciatura da ESTG. Neste caso não há lugar a candidatura, uma vez que a seleção dos estudantes é feita diretamente através dos critérios definidos no protocolo.

Para além dos Municípios, existe também um conjunto de outras instituições que concedem bolsas. Encontras informação na página da DGES.