A organização do evento esteve a cargo dos estudantes do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão e Negócio de PME, e juntou na ESTG, estudantes oriundos de 4 escolas da região: as Escolas Secundárias de Felgueiras e da Lixa, do Colégio de São Gonçalo e da Escola Profissional de Felgueiras.
Com a realização do evento conseguiu-se também uma articulação perfeita entre os nossos estudantes e os estudantes do ensino secundário, ficando estes responsáveis por algumas tarefas de organização, reportagem fotográfica, entre outras. O momento musical ficou a cargo da Escola de Música da Lixa – Berço das Artes.
O evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, António Fernando Fernandes, da Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa e da coordenadora do CTEsP de Gestão e Negócio de PME, Alexandra Braga.
Os convidados do painel foram Patrícia Silva, docente na ESTG, José António Sousa, da Sunny Dimension e Eduardo Torres, da Casa Selvagem, que sob moderação de José António Oliveira, presentearam a plateia com os seus pontos de vista e sobre a questão principal a debate, o impacto das diferenças culturais nos negócios. Através das suas experiências profissionais, foi possível perceber o impacto que a diversidade cultural exerce sobre os processos de negociação internacional. Concluiu-se que, dependendo do mercado para o qual nos direcionamos, é necessário acautelar todas as particularidades dessa cultura para que não se corram riscos de que alguma atitude possa, eventualmente, inviabilizar um negócio.
A diversidade cultural e a inclusão nas organizações têm vindo a ganhar dimensão nas empresas, nos últimos anos, sendo também muitas vezes uma questão de estratégia. Durante a tarde de trabalho ficou a ideia de que esta está também fortemente aliada à inovação e às boas práticas corporativas.