A programação do evento inicia-se com a sessão plenária, com o convidado Miguel González Loureiro e a apresentação “Inteligência Artificial na Investigação”
Num mundo cada vez mais impulsionado pela inovação, a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na investigação tornou-se um elemento fundamental.
A apresentação de Miguel González Loureiro pretende mostrar de que forma o uso da inteligência artificial pode melhorar o processo de investigação, destacando as suas vantagens e o impacto conseguido nas diversas áreas com avanços significativos. A apresentação contempla a explicação de alguns conceitos ligados ao processamento de linguagem natural e o tipo de algoritmos que fazem com que a IA seja capaz de responder à interação com as pessoas como se fosse humana. Segue-se uma abordagem ao uso potencial de IA de uma forma genérica, não especializadas na investigação, sendo as mais conhecidas o ChatGPT (OpenIA), Bing (Microsoft), e Bard (Google), explicando métodos de resumir, criticar, melhorar o fluxo de ideias e mesmo a possibilidade de obtenção de código quase-usável para programas estatísticos como R, STATA, ou SPSS e fórmulas para cálculos complexos em folhas de cálculo. A apresentação continua com o uso da IA especificamente desenvolvida para a investigação através de exemplos. Por último, será feita uma reflexão sobre as questões éticas com conselhos para as publicações em revistas científicas.
Na programação do evento, seguem-se as sessões paralelas com a apresentações dos diplomados pela ESTG e as apresentações dos trabalhos que os atuais estudantes estão a desenvolver no âmbito dos seus projetos/dissertações.
No final da tarde, na sessão de encerramento, serão conhecidos os autores dos trabalhos distinguidos com o prémio: “BEST PAPER – ESTG Masters”.
A inscrição deve ser feita através do site de divulgação do evento.