Entrada > Notícias > Estudantes da ESTG organizaram torneio de Robocode
Publicado em: 12 Junho 2024

Estudantes da ESTG organizaram torneio de Robocode

Os estudantes da unidade curricular de Inteligência Artificial da Licenciatura em Engenharia Informática organizaram um Torneio de Robocode.

O evento decorreu no Frequência Bar, um espaço na cidade de Felgueiras que costuma receber bastantes estudantes, e revelou-se uma oportunidade única para estes aplicarem os conhecimentos adquiridos na sala de aula de uma forma prática e divertida.

Ao longo dos últimos meses os estudantes desenvolveram os seus próprios robôs utilizando técnicas de Inteligência Artificial e de otimização, incluindo algoritmos de aprendizagem máquina e algoritmos genéticos.

O Robocode é uma plataforma educacional que permite a criação e programação de robôs virtuais que competem entre si num ambiente de simulação.

O torneio foi um sucesso, também pela criatividade e inovação demonstradas pelos participantes. Todas as equipas apresentaram estratégias únicas, que resultaram numa desafiante competição. O evento foi um incentivo para o trabalho em equipa e para a resolução de problemas, mas também permitiu que os estudantes experimentassem a aplicação prática dos conceitos teóricos de inteligência artificial.

Os vencedores do torneio foram a equipa “Nengue Robot”, composta pelos estudantes Gonçalo Barata, Paulo Gonçalves, e Pedro Caetano. A equipa destacou-se com um robô altamente eficiente e estrategicamente programado, que superou os desafios propostos e conquistou o primeiro lugar no torneio.

A realização do Torneio de Robocode reflete o compromisso da ESTG com a formação prática e inovadora dos seus estudantes. Damos os parabéns a todos os participantes pelo excelente desempenho e dedicação demonstrados ao longo das aulas de Inteligência Artificial e ao Prof. Davide Carneiro, docente da unidade curricular, pelo trabalho desenvolvido com estes estudantes.