Entrada > Notícias > Estudante da ESTG é Campeão Nacional Amador da FPG
Publicado em: 02 Agosto 2024

Estudante da ESTG é Campeão Nacional Amador da FPG

Miguel Cardoso, estudante de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), alcançou o título de Campeão Nacional Amador no prestigiado Ranking Nacional BPI da Federação Portuguesa de Golfe (FPG).

Miguel iniciou o seu percurso de estudante na Escola Secundária de Paredes, e ainda antes de ingressar na ESTG, esteve inscrito num curso de técnico de manutenção de aeronaves na escola de aviação Sevenair. Contudo, insatisfeito com o rumo do seu percurso académico, optou por mudar de área, ingressando na licenciatura em Engenharia Informática na ESTG, em 2023.

Com uma paixão pelo desporto, em especial pelo golfe, desde tenra idade, Miguel sempre sonhou em alcançar grandes feitos. "Comecei a jogar aos 7 anos no campo de golfe de Amarante, depois mudei para o campo de golfe de Paredes, e no fim de 2020, fui para o Oporto golf club, em Espinho.” Atualmente com 20 anos, integrou a seleção nacional em 2023. “Era um sonho desde miúdo", partilhou Miguel.

A conciliação entre os estudos e o golfe não foi fácil para Miguel, que enfrentou desafios significativos ao longo do caminho. "Os treinos e torneios exigem muito tempo e esforço, o que afetou os meus estudos. Foram momentos de grande stress, com aulas perdidas e testes adiados", comentou Miguel. Apesar disso, ele reconhece o apoio dos docentes da ESTG como fundamental para alcançar um equilíbrio. "A paciência e a disponibilidade dos professores foram essenciais para que eu pudesse seguir este caminho."

A conquista do título de Campeão Nacional Amador é, para Miguel, um dos pontos altos da sua carreira. "Ser campeão nacional amador foi provavelmente a minha maior conquista enquanto jogador. É o resultado de muito trabalho, sacrifício e amor pelo desporto". O dia 20 de julho ficará para sempre marcado na sua memória, não apenas como uma vitória pessoal, mas como uma celebração de todo o seu esforço e dedicação.

Miguel também destacou uma das suas maiores experiências deste ano: a participação no European Amateur Team Championship, onde teve a honra de representar Portugal. "Foi uma das semanas mais felizes que já vivi num campo de golfe", afirmou.

Apesar das suas conquistas, Miguel fez um apelo ao apoio ao desporto em Portugal, afirmando que "os apoios que temos não são suficientes" e que muitos talentos se perdem devido à falta de investimento. Sublinhou ainda a dificuldade de conciliar os estudos com uma carreira desportiva em Portugal, apontando as bolsas universitárias nos Estados Unidos como uma alternativa viável para muitos atletas.

A ESTG orgulha-se do percurso do Miguel e deseja-lhe os maiores sucessos!