Entrada > Notícias > ESTG organiza programa educativo sobre Inclusão e Neurodiversidade no local de trabalho
Publicado em: 27 Setembro 2024

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão está a organizar um inovador programa intitulado “Mobility and Neurodiversity on the Workfloor”, em colaboração com a Porto Design Factory.

Este evento, destinado a estudantes e profissionais do ensino superior nas áreas de Design, Engenharia, Saúde e Gestão decorrerá entre 30 de setembro e 11 de outubro, e combinará sessões online e uma oficina presencial intensiva, oferecendo aos participantes uma oportunidade única para desenvolver competências práticas e uma visão crítica sobre a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos.

Os participantes irão colaborar no desenvolvimento de uma cadeira de rodas adaptada para ambientes de trabalho, aprendendo a responder às necessidades físicas e cognitivas dos utilizadores, incluindo pessoas com condições neurodivergentes.

O programa conta com um total de cinco módulos de aprendizagem online, com duas sessões assíncronas e uma oficina presencial intensiva de cinco dias na Porto Design Factory, no Porto.

Os principais objetivos do programa são: compreender as necessidades de mobilidade no local de trabalho, identificando desafios enfrentados por utilizadores de cadeiras de rodas; aplicar princípios de design inclusivo para desenvolver cadeiras de rodas que atendam às necessidades físicas e cognitivas dos utilizadores; integrar tecnologias inovadoras, como controlos automatizados e interfaces sensoriais para diferentes pessoas; aprender a criar e testar protótipos funcionais, garantindo a eficácia e inclusão no design; e incorporar princípios de sustentabilidade e circularidade nos projetos, considerando todo o ciclo de vida do produto.

O programa irá incluir workshops práticos, estudos de caso reais e projetos colaborativos, com o apoio de mentores especializados. Será uma excelente oportunidade para estudantes e profissionais aprofundarem os seus conhecimentos e contribuírem para a criação de espaços de trabalho mais acessíveis e equitativos.

A ESTG lidera este BIP, Blended Intensive Programmes Erasmus, que conta ainda com a parceria do PORTIC do Politécnico do Porto e participantes de instituições de ensino superior de Espanha, Grécia e Holanda.