O BIP consiste em um componente virtual, que ocorrerá de 7 a 11 de outubro de 2024, seguido por um workshop intensivo presencial de 20 a 26 de outubro de 2024, que será realizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Felgueiras. Durante os dez dias, os participantes terão a oportunidade de compreender o impacto da digitalização nos quadros legais e no comércio internacional.
O curso é destinado a estudantes de instituições de ensino superior parceiras, ao abrigo do Erasmus+, e a estudantes da ESTG, inscritos nos ciclos de estudos de Licenciatura e Mestrado, preferencialmente das áreas de Solicitadoria/Direito, Gestão, Engenharia, Arquitetura, Serviço Social, Sociologia, Psicologia e Turismo.
Os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma compreensão abrangente sobre o impacto da digitalização nos quadros legais e no comércio internacional. O programa inclui a compreensão das implicações legais da digitalização, navegação pelas regulamentações internacionais, estudo da legislação de privacidade de dados, avaliação das medidas de proteção ao consumidor no correio eletrónico, explorar a arbitragem comercial internacional e discutir os desafios e soluções para os direitos de propriedade intelectual na era digital.
Nas sessões online, os participantes poderão contar com apresentações interativas e discussões sobre temas-chaves, existirão atividades síncronas para facilitar a participação e a interação entre os estudantes e professores. As sessões presenciais serão compostas por palestras e workshops conduzidos por especialistas, trabalhos em equipa para desenvolver projetos colaborativos e ainda serão apresentados os projetos finais desenvolvidos pelos estudantes.
Este programa tem como objetivo preparar os participantes para o desenvolvimento competências cruciais para a navegação pelas regulamentações internacionais e a adaptação às transformações digitais, preparando os alunos para enfrentar os desafios da economia global moderna.