Entraste numa nova fase, que é o ensino superior, e a ESTG tem tudo preparado para te receber. À tua espera está um grupo de colaboradores e de estudantes da ESTG disponíveis para integrar e acolher quem chega à Escola.
O Auditório 2 da ESTG é o local onde podes fazer a tua matrícula e neste espaço podes obter ajuda durante todo o processo, bem como esclarecer outras questões que tenhas.
Quando e onde faço a minha matrícula?
A matrícula para os estudantes colocados nas Licenciaturas através do concurso nacional de acesso - 1ª fase, decorre de 09 a 13 de setembro
Os estudantes colocados nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – 1ª fase, realizam matrícula de 16 a 19 de setembro
Os estudantes colocados nos Cursos de Mestrado - 2ª fase, realizam matrícula de 06 a 13 de setembro
ETAPAS DO PROCESSO DE MATRÍCULA
- Rececionas as credenciais de acesso ao DOMUS, por email ou SMS
- Acedes ao sistema de matrículas em DOMUS.IPP.PT (Portal académico)
- Deves ter contigo os seguintes documentos: Bilhete de Identidade ou Cartão de cidadão; Cartão de contribuinte (ou cartão de cidadão); Data da toma da vacina do tétano (capa e respetiva página do boletim de vacinas)
- Dentro do DOMUS, a aplicação de apoio à inscrição abrirá de imediato. Caso não se verifique acedes a <inscrições> <inscrições 2019/2020>
- Deves verificar e, se necessário, completar todos os dados pessoais e estatísticos de preenchimento obrigatório.
- Pagamento integral da propina, ou da 1ª prestação da mesma, acrescida da taxa de matrícula e do seguro escolar (necessário para validar matrícula)
Finalizadas estas etapas, tens de te dirigir aos Serviços Académicos da ESTG, para validar a matrícula! É obrigatório fazeres-te acompanhar do comprovativo de pagamento e dos três documentos acima referidos. O horário de atendimento dos serviços académicos será das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
Quando é que começa / termina o Ano Letivo?
O ano letivo, na ESTG, arranca na segunda-feira, dia 30 de setembro de 2019 e encerra no final de setembro do ano seguinte. Todos os períodos de atividades letivas, pausas académicas e realização de exames, estão publicados no calendário escolar da ESTG. Este calendário está publicado e sempre disponível na página inicial do MOODLE ESTG.
Quero candidatar-me a uma bolsa de estudos | Como posso fazer?
Todos os estudantes que tenham intenção de fazer candidatura a bolsa de estudos podem fazer o pedido. O período de candidaturas decorre entre 25 de junho e 30 de setembro de 2019.
A candidatura é feita online e o formulário está disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
COMO POSSO OBTER AS CREDENCIAIS DE ACESSO À ÁREA RESERVADA?
Se já concorreu a bolsa de estudo em anos anteriores, utilize as credenciais (código de utilizador e palavra-chave) que lhe foram atribuídas.
Se é candidato ao concurso nacional de acesso e declarou que pretendia concorrer à atribuição de uma bolsa de estudo, deve utilizar o link que lhe foi enviado por correio eletrónico.
Se não está em nenhuma das situações anteriores deve aceder a portal.ipp.pt, fazer login com as credenciais da secretaria online, aceder às opções de menu SAS – Ação social > Bolsas de Estudo > Pré-registo e seguir as indicações
Mais info no site dos Serviços de Ação Social
Tenho uma ideia que gostaria que se transformasse num negócio | A ESTG pode ajudar-me?
Temos à tua disposição ferramentas práticas de empreendedorismo que te permitirão desenvolver as competências necessárias para criares a tua própria empresa/o teu projeto. O Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG tem um projeto pensado para ti, estruturado em três eixos distintos: a Formação e Capacitação, Incubação e a Geração de novos negócios. Entra em contacto com o Gabinete: gae@estg.ipp.pt
Como posso manter-me informado sobre as atividades da ESTG?
No site da ESTG podes encontrar, toda a informação da instituição, desde notícias, eventos, informação sobre cursos, formações, workshops, notícias de bolsas, ofertas de emprego, entre muito mais que vamos disponibilizando.
Com mais de 8400 seguidores, o Facebook é um dos locais mais escolhidos para acompanhar as notícias e eventos mais recentes, os últimos vídeos e as fotografias.
No Instagram, lançamos as mais diversas imagens das iniciativas e locais onde marcamos presença!
O Linkedin, serve muitas vezes de ponto de encontro dos estudantes, mas também dos diplomados da ESTG, é uma rede social com abordagem corporativa.
A conta do Twitter possibilita encontrar, de forma fácil e concisa, as novidades mais recentes de toda a instituição.
No YouTube, com o recurso a vídeos, é possível aceder a entrevistas, oferta formativa, testemunhos, reportagens, da ESTG e do Politécnico do Porto.
Por fim, no Issuu é possível acederes de forma digital a muitas publicações de grande relevo, como folhetos de oferta formativa, a ESTG em revista, manual de acolhimento e outras edições disponíveis.
É possível também através de uma assinatura na Newsletter, receberes todas as informações de cursos, notícias e eventos segmentado por área científica ou de uma forma generalizada.
Visita a nossa página, segue-nos nas redes sociais e acompanha todas as novidades da Comunidade ESTG!
Tens outras questões que não viste esclarecidas aqui, envia-nos um email:
Serviços Académicos da ESTG – sa@estg.ipp.pt
Serviço de Comunicação e Imagem - sci@estg.ipp.pt