Entrada > Notícias > Docente da ESTG lidera projeto que promete reforçar cibersegurança no norte do país
Publicado em: 10 Setembro 2024

António Pinto, docente da ESTG na área da informática, lidera o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte. Iniciativa inserida no projeto C-Network que visa a instalação de sete centros de competências em cibersegurança nas sete regiões NUTII do país.

Trata-se de um projeto financiado pelo PRR que pretende dinamizar a cibersegurança, apoiando diferentes entidades, incluindo PME e a Administração Pública Local e Regional.

Este projeto visa reforçar a ciber-resiliência em Portugal, sendo impulsionado pelo CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança, para trabalhar a proximidade e adaptado às especificidades territoriais.

O projeto é desenvolvido em consórcio, na Região Norte e integra todas as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Norte do país, a Área Metropolitana do Porto, e as universidades e institutos politécnicos da região.

Este projeto é direcionado para o apoio ao território, às empresas e à administração pública numa ótica de consultadoria e acompanhamento na cibersegurança, tendo-se iniciado os trabalhos recentemente.

António Pinto, coordenador do Centro de Competências em Cibersegurança do Norte, explica que o objetivo é “tentar dinamizar a veia de cibersegurança das entidades da região, como pequenas e médias empresas ou municípios. O que se pretende fazer é alertá-las para a necessidade de se prepararem para questões da cibersegurança”.

Integrado no investimento C19 do PRR, o C-Network pretende impulsionar o reforço do quadro geral da cibersegurança. Tem como objetivos reforçar a capacitação nacional em cibersegurança e segurança da informação, assim como criar as condições físicas e tecnológicas para a implementação e operacionalização do novo modelo de coordenação nestas áreas.