Entrada > Notícias > Concurso Público para Construção de Residência de Estudantes em Felgueiras
Publicado em: 10 Outubro 2024

Concurso Público para Construção de Residência de Estudantes em Felgueiras

No passado dia 9 de outubro, foi lançado novo Concurso Público para a realização da empreitada de construção da Residência de Estudantes do Campus 3 - Felgueiras.

O investimento é superior a três milhões de euros que conta com um financiamento PRR, no âmbito do PNAES, de 1,3 milhões de euros.

Para o Politécnico do Porto, este é o maior investimento de sempre no alojamento, que faz duplicar número de camas nos Serviços de Ação Social.

Será a primeira residência de estudantes em Felgueiras, que tem como objetivo central dar uma resposta aos estudantes deslocados da nossa Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). A proposta para a Residência de Estudantes do Campus 3 - Felgueiras integra uma resposta de 40 camas, alocadas a 37 quartos individuais e três quartos individuais de mobilidade reduzida, perfazendo uma área bruta de construção de cerca de 1.430 metros quadrados.

O edifício nasce do confronto entre a construção de um volume monolítico e a sua implantação num jogo de socalcos, respeitando o desnível acentuado do terreno. Assim, o edifício desenvolve-se em diferentes níveis, tendo uma cota de soleira aproximada à da Rua Dr. Miguel Bacelar, a partir da qual se desenvolvem os diferentes nas cotas inferiores, vencendo o desnível do terreno.

No âmbito da política e compromisso do Politécnico do Porto e dos Serviços de Ação Social com a sustentabilidade realça-se ainda que a residência será objeto de certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design.

Está prevista a conclusão da empreitada para fevereiro de 2026, recebendo os primeiros estudantes já no ano letivo 2026/2027. Este projeto insere-se no plano de expansão da rede de residências de estudantes do P.PORTO, cuja gestão está sob a responsabilidade dos Serviços de Ação Social, o qual abrange a construção de quatro novas residências, perfazendo um aumento de 400 novas camas e um investimento total superior a 21 milhões de euros.