Home > Notícias > A experiência no Mestrado em Gestão de Projetos
Published on: 21 June 2024

A experiência no Mestrado em Gestão de Projetos

Neste artigo partilhamos o testemunho de Jorge Fernandes, um antigo estudante do Mestrado em Gestão de Projetos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

Jorge Fernandes é Licenciado em Engenharia Informática pelo ISEL (IPL) e Mestre em Gestão de Projetos pela ESTG (P.PORTO). Trabalhou na Chéquia, Angola e Portugal nas áreas de desenvolvimento de software, gestão de fornecedores, gestão de projetos, trabalho social e ensino.

Para além da sua formação académica, tem apostado em certificações na área da Gestão. É certificado Prince2® Practitioner, Prince2® Agile Practitioner, Scrum Master, estando atualmente a completar a certificação ITIL® 4.

A escolha pela ESTG e pelo Mestrado em Gestão de Projetos

Durante o último ano de licenciatura decidi estender o ciclo de estudos por um ano, de forma a fazer um estágio extracurricular no âmbito do programa ERASMUS+. Estagiei como programador na Chéquia onde percebi que deveria explorar uma profissão com maior componente social. Na altura o meu Line Manager tornou-se uma referência e inspiração para seguir a Gestão de Projetos.

Fiquei assim decidido a prosseguir estudos num mestrado especificamente em Gestão de Projetos, sendo que a escolha pela ESTG implicou a mudança de Lisboa para Felgueiras. Foram vários os fatores que tornaram esta a melhor decisão: ter um mestrado completo dedicado à Gestão de Projetos; um plano de estudos bastante interessante; um corpo docente próximo da indústria; e uma propina acessível a qualquer estudante, algo que em Lisboa não aconteceria.

Os tempos de estudante – o que faz mais falta?

Sem dúvida o poder procrastinar sem consequências críticas. No entanto há que saber dominar a arte da procrastinação.

Sinto falta também do ambiente das aulas. Tínhamos um ambiente bastante próximo, um tanto ao quanto informal e os colegas tinham backgrounds muito distintos, o que facilitava em muito a troca de experiências e potenciava o crescimento de cada um.

O acrescento do Mestrado no percurso pessoal e profissional

O Mestrado em Gestão de Projetos foi sem dúvida um ponto de viragem no meu percurso de desenvolvimento profissional. Em Portugal existe uma grande demanda por gestores de projetos, mas muito poucos profissionais com formação específica na área.

A obtenção do grau de mestre, aliada à obtenção de algumas das certificações em que investi, permitiram-me um destaque no mercado que levou a que num curto espaço de tempo encontrasse uma vaga onde me sinto muitíssimo realizado.

Uma mensagem para os futuros estudantes do Mestrado

O mestrado é um trajeto de descoberta individual e um exercício de foco constante para atingir um objetivo que constituído por 3 etapas principais:

• Ganhar bases teóricas sólidas
  • Descobrir uma área de interesse
  • Descobrir e desenvolver essa área de interesse com trabalho individual

Se crescer na gestão de projetos é um dos teus objetivos, participa em cada aula com mindset de curiosidade e procura constante. Na ESTG encontrarás um ambiente excelente para te fazer crescer, assim como profissionais empenhados para que o teu caminho de descoberta individual seja trilhado com um acompanhamento constante.

Uma mensagem pessoal

Pessoalmente considero o conhecimento o maior ativo que se pode ter. E para nosso bem, por norma o ser humano gosta de partilhar conhecimento e experiências.

Podes usar isto a teu favor: Se tens interesse num tópico, procura saber mais; Se conheceres alguém que saiba, não hesites em perguntar.

Perguntas como “Tens algum livro sobre comunicação que recomendes?”, “O que te fez seguir a área da negociação?” ou “Que conselhos dás a quem quer crescer como gestor de projetos?” feitas no contexto certo podem mudar a tua vida para sempre. O mestrado de Gestão de Projetos pode ser esse contexto.

Jorge Fernandes está disponível caso tenha alguma questão sobre o Mestrado ou a Gestão de Projetos,  Jorge Fernandes | LinkedIn