Entrada > Notícias > A experiência no Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor
Publicado em: 27 Junho 2024

A experiência no Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor

Neste artigo partilhamos o testemunho de Catarina Teixeira e Alexandra Flor, duas antigas estudantes do Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

Alexandra e a Catarina, são ambas licenciadas em Serviço Social e ambas com o grau de mestre em Gestão das Organizações do 3º Setor (MGO3S). Apesar de compartilharem uma trajetória académica semelhante, as suas experiências profissionais como assistentes sociais seguiram caminhos distintos. A Catarina atuou em uma equipa de reinserção social e atualmente trabalha no atendimento e acompanhamento social. Já a Alexandra dedicou-se à área de intervenção com crianças e jovens em contextos vulneráveis e, atualmente, trabalha como assistente social num projeto comunitário numa escola.

A escolha pela ESTG e pelo Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor

A escolha pela ESTG e pelo MGO3S foi baseada em vários fatores decisivos e bem ponderada. Ao terminar a licenciatura em Serviço Social e com a possibilidade de exercemos funções enquanto diretoras técnicas de instituições e/ou organizações sociais, identificamos lacunas na área da gestão, o que nos fez optar pelo Mestrado em Gestão de Organizações do 3º Setor.

Nas diversas opções de faculdades para a realização deste mestrado, consideramos o plano de estudos da ESTG abrangente e bem estruturado, oferecendo uma sólida formação teórica e prática, essencial para a nossa área de atuação. Para além disto, os horários das aulas eram compatíveis com o nosso exercício de atividade profissional, permitindo conciliar os estudos e o trabalho de uma forma eficaz. Outro fator importante foi o facto da ESTG ser reconhecida pela qualidade do ensino, pelo corpo docente e as metodologias de ensino que contribuem para uma formação académica de excelência.

Os tempos de estudante – o que faz mais falta?

O que sentimos mais falta do tempo enquanto estudantes é a convivência diária com os nossos colegas, que apesar de estarmos em áreas de atuação completamente distintas, estávamos juntos e unidos com o mesmo objetivo. Compartilhámos risadas, desafios académicos constantes e momentos de lazer/descontração entre as aulas, que acabaram por fortalecer as nossas amizades e criar memórias que vamos contar aos bisnetos. Para além disso, sentimos falta da orientação dos professores que foi sem dúvida essencial para o nosso percurso académico e pessoal.

O acrescento do Mestrado no percurso pessoal e profissional

O mestrado ampliou as nossas competências em liderança e gestão, capacitando-nos para assumir funções de maior responsabilidade e impacto dentro das organizações e/ou instituições onde trabalhamos. As competências adquiridas foram diversas, entre elas, planeamento estratégico, gestão de recursos humanos, marketing e inovação social, o que se tornou crucial para a melhoria da eficácia e eficiência do nosso trabalho como assistentes sociais. Para além disso, a rede de contactos construída, com pessoas de áreas distintas, tem sido imprescindível para trocar ideias, compartilhar desafios e dúvidas.

Uma mensagem para os futuros estudantes do Mestrado

Candidata-te, os prós são superiores aos contras. Além de que o mestrado é sempre importante para transmitir novos conhecimentos e, assim que terminares o mestrado, terás uma bagagem de conhecimentos e experiências únicas.

Uma mensagem pessoal

É verdade que ingressar num mestrado acaba por ser um percurso solitário, uma vez que passamos muito tempo sozinhos a redigir a dissertação e na pesquisa de literatura adequada ao nosso tema, no entanto é importante realçar que ninguém consegue nada sozinho. Por detrás de cada conquista, há uma rede de apoio composta por colegas, professores, amigos e familiares que nos inspiram e sustentam ao longo do caminho.