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Instrumentos e Mecanismos do SGQ|ESTG

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da ESTG contempla uma abordagem integrada à garantia da qualidade nos diferentes eixos da missão institucional – ensino, investigação e transferências de conhecimento científico e tecnológico e internacionalização. O acompanhamento e a monitorização são efetuados através de diferentes instrumentos e mecanismos.

ENSINO


Questionários

Questionários Pedagógicos por Ciclos de Estudos - Recolhe a opinião dos/as estudantes sobre aspetos relacionados com o funcionamento das unidades curriculares (autoavaliação do desempenho do/a estudante, aspetos genéricos das unidades curriculares e avaliação do corpo docente).

Questionários aos/às diplomados/as

Questionário de avaliação pelas entidades acolhedoras de estágio

Questionários de avaliação de satisfação em eventos/cursos breves

Questionário aos/às novos/as estudantes – Caracterização e motivações.

Relatórios

Relatório da Unidade Curricular (RUC) - Análise genérica da unidade curricular relativamente ao cumprimento do programa, taxa de aprovação e indicações de aspetos relevantes sobre os resultados da unidade curricular.

Relatório de Curso (RC) - Abordagem do curso, relativamente a aspetos caracterizadores do Ciclo de Estudos, funcionamento global, resultados obtidos e outras atividades desenvolvidas pelos/as estudantes e docentes.

Relatório Síntese dos RC - Análise e apreciação dos relatórios de curso, abordagem geral às ações propostas de melhoria efetuadas, assim como, análise da eficiência formativa, mobilidade, entre outros aspetos.

Relatório dos/as estudantes que anularam matrícula - Análise dos motivos que levaram os/as estudantes a anular matrícula.

Mecanismos

Planeamento e organização da unidade curricular - Preenchimento da Ficha de Unidade Curricular (FUC) e Planeamento semestral da unidade curricular.

Reuniões periódicas das estruturas de caráter pedagógico e técnico científico

Reuniões anuais para avaliação dos cursos - Presididas pelo/a Presidente do Conselho Técnico-Científico e com a presença do/a Presidente do Conselho Pedagógico, do/a Diretor/a de Departamento, dos/as Diretores/as de Curso e do/a Responsável pelo Gabinete da Qualidade e Planeamento. 

Auditorias internas aos processos da atividade letiva - Auditorias com o objetivo verificar, junto dos/as docentes, o funcionamento das unidades curriculares e receber oportunidades de melhoria, relacionadas com os processos internos da Atividade letiva, sendo também relatadas constatações referentes à norma NP EN ISO 9001.

 

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


Relatório anual de atividades do Centro de Investigação

Relatório de progresso do projeto

Relatório de encerramento do projeto

 

INTERNACIONALIZAÇÃO


Relatório anual de atividades do Gabinete de Relações Internacionais

Questionários de satisfação global das Mobilidades

 

SERVIÇOS DE SUPORTE


Questionário de avaliação de satisfação dos/as docentes

Questionários de avaliação de satisfação dos/as estudantes

Questionários de avaliação de satisfação dos/as não docentes

 

MECANISMOS TRANSVERSAIS A TODOS OS PROCESSOS DO SGQ


Reunião de acompanhamento e planeamento das atividades - Promovida pela Presidência, com a presença dos/as Diretores/as de Departamento, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Técnico-científico, Representante dos Gabinetes/Serviços, Responsável do CIICESI, Responsável da IBS e Presidente da Associação de Estudantes.

Reuniões de revisão do SGQ - Promovida pela Presidência, com a presença dos/as Coordenadores/as de Processos do SGQ.

Auditorias internas e externas ao SGQ - Auditorias realizadas por auditores externos, para validação do cumprimento dos requisitos de referência da norma NP EN ISO 9001.

Monitorização periódica dos indicadores dos processos

Identificação e análise de riscos e oportunidades

Plano de ações de melhoria - Permite a recolha, análise e avaliação de todas as ações propostas no âmbito do SGQ

Elogios/Sugestões/Reclamações - Permite de forma permanente a possibilidade de recolha de informação por parte dos/as estudantes, investigadores, docentes, não docentes e comunidade académica.

 

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